Lula chega a Mato Grosso na sexta e deve se reunir com cacique Raoni

Lula também deve visitar um assentamento na região de Campo Verde e o Parque Nacional do Xingu, quando deve se encontrar com o Cacique Raoni

Foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), a visita do presidente Lula (PT) a Mato Grosso para cumprir 3 agendas. Um dos compromissos será em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), onde deve ser lançado mais um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Lula também deve visitar um assentamento na região de Campo Verde e o Parque Nacional do Xingu, quando deve se encontrar com o Cacique Raoni.

 

 

“Ele quer fazer três agendas em Mato Grosso. Uma estamos ajustando, e talvez na próxima sexta-feira ele [presidente Lula] já vá ao Parque Nacional do Xingu. Ele quer acompanhar de perto alguns programas que atendam àquela comunidade indígena tão importante de Mato Grosso, que está sofrendo — falta de estrada, não conseguem chegar alimentos, saúde... Então, ele quer, ali, pessoalmente, atender”, disse Fávaro em entrevista ao ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

 

O ministro relatou que esteve reunido com o presidente Lula nessa segunda-feira (31). Ele disse que a segunda agenda do presidente em Mato Grosso está prevista para o município de Lucas do Rio Verde.

 

"Depois, ele vai a Lucas do Rio Verde lançar um campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde. Um sonho que há 17 anos buscávamos para Lucas do Rio Verde".

 

O presidente Lula também visitará o assentamento Santo Antônio da Fartura, na zona rural de Campo Verde, para lançar o programa Solo Vivo.

 

“Para o pequeno [produtor], nós temos o programa Solo Vivo. Fornecemos máquinas, equipamentos, calcário, fosfato, a custo zero. Fazemos dois, 3, 5, 10 hectares para cada pequeno produtor do assentamento ter um solo revigorado, pronto para plantar o que quiser. É um conjunto de ações, e o presidente Lula vai entrar ali no Assentamento Santo Antônio da Fartura com as associações”.

 

Além disso, Lula irá visitar a Terra Indígena Capoto-Jarina e vai se encontrar na Aldeia Piaraçu com o Cacique Raoni. Ele também se reunirá com as demais lideranças indígenas que habitam a bacia do Rio Xingu.

 

O ministro explicou ainda que a agenda no Parque Nacional do Xingu está prevista para a próxima sexta-feira (4) e as visitas do presidente Lula a Lucas do Rio Verde e ao Santo Antônio da Fartura devem ocorrer nos próximos dois meses.



Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Luiz Leite