Ensino Superior: Notas de corte sobem em primeira seleção própria da UFR

Independência do SISU e bonificação podem ter turbinado números

A primeira seleção própria realizada pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), encerrada ontem (21), apresentou grande procura por parte dos estudantes, o que fez a nota de corte de vários cursos subir consideravelmente.

Conforme os últimos dados atualizados no site da UFR, à 00h02 de ontem, os cursos mais buscados no campus local foram Medicina, Direito e Enfermagem.

Vale lembrar que esses dados refletem as inscrições realizadas até o dia 20 de janeiro, conforme extraído da base de dados do Sistema de Gestão de Candidatos (SGC). Os dados do último dia de inscrições, dia 21, não foram atualizados até o fechamento da edição.

Para se ter uma ideia, a nota de corte de Medicina, na ampla concorrência, foi fechada em 904,25. O número é maior que o registrado no último SISU (Sistema de Seleção Unificada), que foi de 896,86.

Uma das explicações pode ser o fato de que os alunos com notas altas no Enem 2024 se inscreveram no SISU e também na seleção da UFR, buscando oportunidades nos dois processos.

Há também a bonificação de 15% concedida aos estudantes que fizeram o ensino público em escolas de Mato Grosso, que pode ter ajudado a fazer as notas subirem nesta primeira seleção feita pela universidade local.

Seguindo a lista dos cursos mais buscados, Direito ficou com a segunda nota de corte mais alta: 836,49. Vale lembrar que esta é a seleção para a primeira turma do curso na UFR, ou seja, começou sendo bastante requisitado, como era esperado pela reitoria.

A lista segue com Enfermagem, com nota de corte em 830,25 e Psicologia, com nota de corte em 800,24. Os novos cursos na área de saúde também foram bem procurados pelos estudantes, sendo que Fonoaudiologia ficou nota de corte de 783,01 e Terapia Ocupacional 715,51.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo