Senac oferece curso gratuito EAD de Guia de Turismo

Para se matricular é preciso ter, no mínimo, 17 anos e estar no 2º ano do ensino médio ou já ter concluído essa última etapa da educação básica

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados este ano mostraram um crescimento das viagens realizadas em Mato Grosso em 2023 (pós-pandemia), atingindo 242 mil turistas, um aumento de 54% em relação a 2021, ano do último censo.

Esse resultado reafirma o estado como um dos potenciais destinos nacionais e destaca a importância dos profissionais "guias de turismo" para atender à crescente demanda por experiências personalizadas e de qualidade.

Para quem deseja ingressar nessa área promissora, o Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso) está com inscrições abertas para 60 vagas totalmente gratuitas no curso "Técnico em Guia de Turismo".

 

A formação é oferecida na modalidade EAD (Educação a Distância), que proporciona flexibilidade e autonomia para os alunos organizarem seus estudos conforme sua rotina, sem abrir mão da qualidade e do suporte pedagógico oferecido pela instituição.

As inscrições podem ser feitas no portal EAD do Senac – ead.senac.br/gratuito/ – rolando a página até a seção ‘Cursos Técnicos’. O prazo para se inscrever vai até a próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, às 17h (horário de Brasília-DF).

Para se matricular é preciso ter, no mínimo, 17 anos e estar no 2º ano do ensino médio ou já ter concluído essa última etapa da educação básica.

Clique aqui e leia o edital completo.

E acesse aqui o manual ‘passo a passo para realizar sua inscrição’.

Os guias de turismo desempenham um papel fundamental ao oferecer informações detalhadas, promover a cultura local e garantir que os visitantes explorem o melhor que Mato Grosso tem a oferecer, desde suas belezas naturais até sua rica história e diversidade cultural, exalta a diretora de educação profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka.

“Com o aumento expressivo no número de visitantes, a qualificação desses profissionais torna-se indispensável para consolidar o estado como referência no setor turístico. Cursos técnicos, como os oferecidos pelo Senac, são essenciais para capacitar novos guias e atender às demandas de um mercado cada vez mais aquecido”, reforça a dirigente.

A divulgação dos candidatos classificados será feita no dia 21 de janeiro de 2025. O curso será iniciado em 17 de fevereiro e terá duração de 12 meses. Para participar das aulas e demais atividades virtuais, é necessário ter conhecimentos básicos de informática e acesso a um computador com internet.

A formação ‘Técnico em Guia de Turismo’ capacita profissionais para recepcionar, conduzir, orientar e assistir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local, regional e nacional. Durante o curso, os alunos aprendem a informar aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos dos destinos visitados, além de apresentar e organizar roteiros e itinerários turísticos adaptados aos interesses e necessidades dos visitantes. A modalidade a distância inclui viagens técnicas, encontros presenciais e o uso de tecnologias que tornam o aprendizado dinâmico e interativo.

O curso oferece uma metodologia flexível e acessível, permitindo que os estudantes adaptem os estudos à sua rotina e se tornem protagonistas do processo de aprendizagem. Ao final, os formandos podem obter o registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), ampliando suas oportunidades no mercado e consolidando sua atuação no setor turístico.

Os interessados em obter outras informações sobre o processo seletivo podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Senac-MT pelo WhatsApp, pelo número (65) 9 9917-6023, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.



Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Divulgação