Homenagens e confraternização: Academia de Letras comemora hoje 11 anos de sua fundação

A Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com finalidade exclusivamente literária e cultura

No dia 19 de novembro, a Câmara Municipal de Rondonópolis será palco de um marco significativo na promoção da cultura e da literatura local. Nesta data, das 13h30 às 17h, a Escola do Legislativo e a Academia Rondonopolitana de Letras estarão unidas para comemorar o 11° ano de fundação da ARL, no que promete ser um dia memorável, com homenagens e confraternização.

De acordo com a programação, o evento vai ocorrer no hall de entrada da Casa de Leis a partir das 13h30. Até as 15h, será realizada uma solenidade especial de congratulação à Academia e aos seus membros pelo aniversário de fundação da entidade.

Na oportunidade, estarão presentes autoridades locais, funcionários da Câmara, membros da imprensa, além de familiares, amigos e admiradores dos escritores.

Em seguida, será oferecido um acolhedor chá da tarde no estilo coffee break, onde membros da ARL e escritores convidados poderão compartilhar suas experiências e celebrar as conquistas alcançadas ao longo dos anos, contribuições estas significativas para o enriquecimento e fortalecimento de Rondonópolis no cenário da cultura regional e nacional.

Até as 17h, os escritores estarão à disposição do público para conversas, sessões de fotos e divulgação de suas obras. Este, sem dúvida, será um momento único para que os amantes da literatura possam interagir diretamente com os autores locais e adquirir exemplares autografados de suas obras favoritas.

“É com imensa satisfação que vamos celebrar o 11° ano de fundação da Academia Rondonopolitana de Letras. Esta parceria entre a Escola do Legislativo e a ARL reflete nosso compromisso contínuo com a promoção da cultura e da educação em nossa cidade. A literatura tem o poder de transformar vidas e enriquecer nossa sociedade. Por isso, estamos honrados em apoiar esta causa nobre. Que este evento seja apenas o começo de muitas outras colaborações frutíferas”, disse o presidente do Poder Legislativo local, o vereador Junior Mendonça.

Já para o professor e escritor Jerry Mill, atual presidente da ARL, “encontros como este ajudam a aproximar a população da nossa entidade, da literatura de um modo geral e em especial dos livros publicados pelos nossos talentos. Afinal, muito antes de ver o seu livro vendido, todo bom escritor gosta mesmo é de ver o seu livro lido, comentado e compartilhado”, disse.

“Esta celebração simboliza a união de esforços em prol de um objetivo comum: promover e valorizar a literatura e os escritores em nossa cidade. A Escola do Legislativo está comprometida em apoiar iniciativas como esta, que enriquecem nossa comunidade e inspiram futuras gerações. Parabéns à ARL por mais um ano de conquistas e dedicação às letras”, disse a primeira-secretária e presidente da Escola do Legislativo, vereadora Marildes Ferreira.

FATOS ACADÊMICOS
A Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com finalidade exclusivamente literária e cultural.

Fundada no dia 19 de novembro de 2013, dentre os seus objetivos essenciais estão zelar pelo culto da língua portuguesa do Brasil, estimular o desenvolvimento da literatura regional em suas múltiplas formas e preservar a memória dos seus patronos, bem como a produção intelectual dos seus acadêmicos falecidos.

A entidade é composta atualmente por 16 cadeiras, patronos e membros – também chamados acadêmicos e imortais – os quais foram e são eleitos pelos seus pares, em caráter definitivo, vitalício e perpétuo, escolhidos dentre homens e mulheres de notável saber ou que tenham se destacado no contexto literário, jornalístico ou cultural da cidade.

Seu atual presidente é o professor e escritor Jerry Mill, Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT) e autor de 16 livros, com destaque para biografias e coletâneas de artigos jornalísticos sobre a língua inglesa e o Rotary Club.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo