A Câmara Municipal de Rondonópolis iniciou os preparativos para posse do prefeito, vice e dos 21 vereadores de Rondonópolis eleitos no último dia 6 de outubro.
O ato de posse, como determina a legislação, está com sua solenidade marcada para o dia 1º de janeiro de 2025. O início da solenidade será às 8h, restando agora marcar somente o local.
Para cuidar dos preparativos da cerimônia de posse dos eleitos que vão ser diplomados pela Justiça Eleitoral, o presidente da Casa de Leis, vereador Júnior Mendonça (PT), publicou no final da tarde de ontem uma portaria instituindo a Comissão Organizadora, que terá como coordenador geral o escritor Hermélio Silva, que é chefe de gabinete do vereador Cláudio da Farmácia (sem partido).
Fazem parte ainda da comissão, além do próprio Júnior Mendonça, os servidores José Siqueira Júnior (secretário legislativo da presidência), Carla Lustoza (secretária legislativo da institucional), Lucas Silva (secretário legislativo de Comunicação Social) e Luane da Silva (diretora da Escola do Legislativo).
A diplomação dos eleitos no pleito deste ano, de acordo com o calendário eleitoral, deve ocorrer até o dia 19 de dezembro.
Cerimônia
O rito da posse estabelece que a sessão será presidida pela vereadora mais votada na última eleição, a médica Luciana Horta (PL), que obteve 3.605 votos. Ela designará um dos demais legisladores eleitos para auxiliá-la nos trabalhos.
Após o recebimento da documentação necessária dos eleitos, haverá o juramento dos vereadores, conforme previsto no Regimento Interno.
Na sequência, será a vez do prefeito eleito Cláudio Ferreira (PL) e o seu vice Dr. Altemar Lopes (Podemos) fazerem os seus respectivos juramentos de compromisso e a posse dos mandatos para os quais se elegeram em 6 de outubro passado.
Eleição
Por fim, ocorrerá a eleição da mesa diretora para os primeiros dois anos da próxima legislatura do parlamento rondonopolitano (2025/2026), composta por presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, além do primeiro e segundo secretários.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo