O encerramento da oferta de cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Rondonópolis, está preocupando a comunidade acadêmica e estudantes locais. Isso porque a universidade anunciou o próximo vestibular para turmas em 2025 e não conta com oferta de vagas para cursos em Rondonópolis.
Atualmente, a Unemat conta apenas com turmas especiais na cidade. Conforme professores e estudantes, entre os cursos que não serão mais ofertados e terminam em 2025 estão Jornalismo, Direito, Engenharia Civil, Pedagogia e Química, áreas fundamentais tanto para o mercado da região quanto para as necessidades da comunidade.
A última entrada para estes cursos ocorreu em 2020 e até a presente data não há previsão, estudo ou planejamento para novas turmas ou novos cursos.
A preocupação é que o encerramento dos cursos na cidade traga prejuízos para a formação profissional e desenvolvimento da região. A comunidade acadêmica ainda questiona o impacto disso no acesso ao ensino superior e para a retenção de talentos no Município.
“A cidade, que tem uma das maiores economias do estado, depende da qualificação de mão de obra local para manter seu crescimento. Sem opções acessíveis de ensino superior, jovens da região precisarão buscar oportunidades em outras cidades, o que pode ampliar o êxodo de estudantes e profissionais qualificados para outras partes do país”, lamentou um professor.
Estudantes também cobram explicações de autoridades e pedem alternativas para garantir que a cidade continue a ter um ensino superior público e de qualidade.
“É um absurdo a classe política nada falar, ou fazer a gente acreditar que aqui tinha o curso de Jornalismo, Direito e Engenharia Civil. Agora que eu entendi que foi feito o vestibular somente em 2020 e depois não teve mais, isto é grave, nos enganaram”, disse uma estudante.
A estudante ainda lembra que os cursos das turmas especiais da Unemat em Rondonópolis eram mantidos pela prefeitura e por emendas de deputados estaduais locais. “O Governo do Estado e a Unemat nunca tiveram compromisso com nossa cidade”, finalizou.
Fonte: A Trinbuna MT
Crédito da Foto: Arquivo
Fonte: A Trinbuna MT
Crédito da Foto: Arquivo