Raiva animal uma ameaça que perpetua o ano todo, diz veterinário

Em Cuiabá, por exemplo, os donos dos pets podem estar procurando a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para vacinar seus animais

A raiva é uma doença viral que acomete mamíferos, inclusive os humanos, transmitida pelo contato com a saliva de um animal infectado. Diferente do que se fala, ele pode ser transmitida em qualquer período do ano e, por isso, é grande a importância de que os tutores adotem as medidas de prevenção da doença.

Em Cuiabá, por exemplo, os donos dos pets podem estar procurando a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para vacinar seus animais.

 

 

Além de ser uma das doenças zoonóticas mais antigas conhecidas, ela continua sendo quase 100% fatal quando os sintomas aparecem, mas é totalmente evitável. Diante disso, todos os anos, em 28 de setembro, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Raiva para promover o combate à doença e conscientizar a população sobre a prevenção. Neste ano, o tema é “Quebrando as Fronteiras da Raiva”.

 

O Médico Veterinário da UVZ Cuiabá Heitor Bento disse que a raiva é uma doença que pode ser transmitida o ano todo, e por isso é importante que os tutores tomem todas as medidas de prevenção da doença. E que cães e gatos estejam com a vacina antirrábica em dia. Também destacou a importância de não manter os animais soltos nas ruas com outros animais desconhecidos.

 

Bento explica ainda que, quando se fala de raiva, não é apenas de cachorros, e lembrou dos morcegos, que também podem ser o transmissor da doença. "Mas você não deve matá-los, isso é crime ambiental. Se aparecer morcegos na sua casa (sejam vivos ou mortos), você deve entrar em contato com a UVZ para buscar orientações" explica o veterinário.

 

Ele ainda lembrou que, caso uma pessoa seja mordida ou agredida por algum animal - seja ele conhecido ou não - que a área seja higienizada com água e sabão. Depois, a pessoa deve procurar o serviço de saúde imediatamente. 


Serviço:

 

Em Cuiabá, existem três postos permanentes de vacinação antirrábica de cães e gatos, sendo elas:

 

Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) Cuiabá (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, 1781 - Ribeirão do Lipa. Horário: das 8h – 12h e das 13h – 17h).

 

Hospital Veterinário da UFMT (Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n, campus da UFMT - Boa Esperança. Entrar em contato com a unidade para se informar sobre horários).

 

Hospital Veterinário da UNIC (R. Itália, 151 - Jardim Europa. Entrar em contato com a unidade para se informar sobre horários).

 

Orientações sobre a raiva e outras zoonoses na UVZ Cuiabá podem ser pedidas através do número (65) 33186059.



Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Reprodução