O que o eleitor de MT precisa saber para votar no domingo; veja

O primeiro turno das eleições municipais será realizado das 7h às 16h, horário local, e o segundo turno, se houver, ocorrerá no dia 27 de outubro

Neste domingo (6), milhares de eleitores mato-grossenses devem comparecer às urnas para eleger prefeitos e vereadores nos 142 municípios do estado.

 

 

O primeiro turno das eleições municipais será realizado das 7h às 16h, horário local, e o segundo turno, se houver, ocorrerá no dia 27 de outubro. É importante que os eleitores fiquem atentos ao horário, já que Mato Grosso adota o fuso horário de uma hora a menos em relação ao horário de Brasília.

 

Na urna eletrônica, o eleitor irá digitar o número do candidato(a) para vereador(a), são 5 números. Se a pessoa for votar na legenda, basta digitar apenas os 2 primeiros números e clicar em confirma.

 

Depois disso, o eleitor irá digitar o número do candidato(a) escolhido para prefeito(a). Basta digitar os 2 números e clicar em confirma.

 

Horários de votação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o horário unificado para as eleições de 2024 e por causa disso a votação ocorrerá das 7h às 16h em Mato Grosso. No entanto, alguns municípios seguem o horário de Brasília (das 8h às 17h) e são eles:

 

- Canabrava do Norte
- Confresa
- Porto Alegre do Norte
- São José do Xingu
- Vila Rica
- Santa Terezinha
- Santa Cruz do Xingu
- Alto Boa Vista
- Luciara
- Novo Santo Antônio
- São Félix do Araguaia
- Bom Jesus do Araguaia
- Serra Nova Dourada
- Querência
- Canarana
- Ribeirão Cascalheira
- Barra do Garças
- Araguaiana
- Torixoréu
- Pontal do Araguaia
- Ribeirãozinho
- General Carneiro

 

Documentação necessária
Para votar, os eleitores devem apresentar um documento de identificação oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:

 

- e-Título (aplicativo com título eleitoral digital)
- Carteira de identidade (RG)
- Identidade social
- Passaporte
- Carteira profissional reconhecida por lei
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

 

A "Colinha" é permitida
O uso da popular "colinha" é permitido e, inclusive, incentivado pelo TSE. O eleitor pode levar um papel com os nomes e números dos candidatos de sua escolha, o que facilita a votação e evita esquecimentos na cabine.

 

O que é proibido
Para garantir a segurança e o sigilo do voto, algumas regras importantes devem ser seguidas:

 

- Celulares, câmeras e dispositivos eletrônicos: Não é permitido levar aparelhos como celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, ou qualquer equipamento de radiocomunicação para a cabine de votação. Os mesários poderão reter esses itens até o fim da votação.

- Propaganda eleitoral: Eleitores não podem usar roupas, bandeiras, broches ou adesivos que manifestem apoio a candidatos ou partidos no local de votação. A mesma regra vale para servidores da Justiça Eleitoral, mesários e fiscais partidários, que não podem fazer propaganda de qualquer tipo.

 

Como consultar o local de votação
A maneira mais fácil de confirmar o local de votação é utilizando o aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas iOS e Android. Além disso, o aplicativo permite o acesso rápido a informações sobre a situação eleitoral do cidadão.

 

O e-Título pode ser baixado até este sábado, 5 de outubro. 




Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Gazeta