MT lidera queimadas e Colniza é a sexta cidade com mais focos de calor no país

Dados foram divulgados pela Agência Lupa, baseado em informações do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O município de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá) foi o sexto na lista de focos de incêndio em todo o Brasil entre janeiro de 2003 e setembro de 2024. Dados foram divulgados pela Agência Lupa, baseado em informações do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Durante os quase 22 anos, Mato Grosso foi o segundo estado com mais focos detectados, somando 17% do total de queimadas, atrás apenas do Pará (18,9%) e à frente do Maranhão (10,7%). Em 2024, porém, a porcentagem de queimadas em Mato Grosso em relação ao resto do país é ainda maior. No ano, o estado mato-grossense lidera o ranking com 21,9%, seguido por Pará (17,7%) e Amazonas (10,5%).

 

 

Em Colniza, no total, foram observados 46 mil focos de incêndio em pouco mais de duas décadas. O município com mais queimadas foi São Félix do Xingu, no Pará, com mais de 113 mil focos, acompanhado de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com cerca de 74 mil, e Porto Velho, capital de Rondônia, com aproximadamente 72 mil.

 

Durante este ano, até a publicação desta reportagem, Colniza teve mais de 2,4 mil focos de incêndio detectados, ocupando a oitava posição no ranking. O municipio é o único de Mato Grosso entre os dez com mais focos. 

 

Inpe

dados colniza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contudo, o número de focos é ainda maior que os captados pelo Inpe. Isso porque existem queimadas que não foram detectadas ou contabilizadas por essa base de dados. De acordo com o Inpe, entretanto, os resultados são eficientes para avaliar as tendências espaciais e temporais em que os focos ocorrem.




Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Camila Saldanha