Ônibus da Prefeitura de Dom Aquino atola no areião e moradores da zona rural cobram melhorias nas estradas

De acordo com Joaquim Faria da Rocha, produtor rural que vive na região há quase uma década, a estrada não recebe manutenção adequada há cerca de dois anos

Moradores da zona rural de Dom Aquino, a 145 quilômetros de Cuiabá, estão em alerta devido à precariedade das estradas da região. A situação crítica foi evidenciada na tarde desta terça-feira, 28, quando um ônibus escolar da Prefeitura ficou atolado em um trecho da estrada do Boiadeiro de Baixo, uma via importante para a comunidade local.

De acordo com Joaquim Faria da Rocha, produtor rural que vive na região há quase uma década, a estrada não recebe manutenção adequada há cerca de dois anos. “Essa estrada está uma areiao só. Hoje (terça-feira,27), o ônibus escolar atolou no caminho e quem sofre são as crianças, que ficam sem aula, com sede e fome”, lamenta o produtor, destacando o impacto direto na vida dos moradores e no escoamento agrícola.

A estrada do Boiadeiro de Baixo é vital para a região, que abriga mais de cem famílias, entre produtores e assentados rurais. Joaquim explica que, no período da seca, a principal dificuldade são os bancos de areia que formam atoleiros, enquanto nas chuvas, a lama torna a passagem ainda mais difícil. “Na época das chuvas, a situação é ainda pior. Temos que atravessar três rios sem ponte; às vezes conseguimos passar, mas não sabemos se conseguiremos voltar. A região é altamente produtiva e gera arrecadação e empregos para o município, mas os prejuízos são imensos. O pessoal que transporta leite e gado está evitando passar por aqui. Precisamos de uma ação emergencial do poder público”, reforça Joaquim.

O produtor também destaca a falta de resposta por parte da administração municipal. Segundo ele, apesar de já ter contatado a Prefeitura de Dom Aquino várias vezes e ter recebido promessas de que a situação seria resolvida, até o momento, não houve qualquer ação concreta. “Os produtores estão desanimados e não querem mais investir. Muitos pais de família estão passando dificuldades devido às condições das estradas”, acrescenta.

A reportagem não localizou no portal da Prefeitura de Dom Aquino, o email do departamento de comunicação do município. Uma mensagem eletrônica, solicitando posicionamento do poder público, foi enviada para os emails:
contato@domaquino.mt.gov.br, ouvidoria@domaquino.mt.gov.br