O brigadista Uellinton Lopes dos Santos, 39, morreu enquanto combatia os incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu (1.200 km a nordeste de Cuiabá). Ele foi encontrado na manhã desta segunda (26), mas estava desaparecido desde domingo (25).
A vítima pertencia ao quadro de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e foi localizada a cerca de 1km de uma linha de defesa contra o fogo.
Uellinton foi contratado pelo PrevFogo em 2024 e integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília. De 2021 até este ano, trabalhou como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Por meio de suas redes sociais, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ibama lamentaram a morte e ofereceram solidariedade e apoio à família do brigadista.
Segundo caso em menos de uma semana
Na última quinta-feira (22), Paulo Henrique Pereira Souza, morreu durante o combate ao fogo que atinge a divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ele estava em um caminhão pipa realizando o enfrentamento ao fogo, quando as chamas perderam o controle e foi para cima das vítimas. Paulo Henrique correu em direção ao fogo e morreu.
Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Agência Brasil