As obras de retaludamento, processo de terraplanagem por meio de cortes ou aterros visando uma estabilização do terreno, no Portão do Inferno irão começar na próxima quarta-feira, 28. A primeira fase consiste na execução de serviços de controle ambiental e limpeza do terreno, assim, nos primeiros dias não haverá interdição do trânsito na MT-251. Apesar do início das obras, o Ministério Público Federal (MPF) apontou uma série de omissões existentes no processo de licenciamento ambiental.
Entre as atividades realizadas estão o resgate de algumas espécies da flora local e a retirada de animais do local onde serão executadas as obras.
Em seguida, ocorrerá à limpeza de vegetação no local de forma manual, sem o uso de máquinas. Logo depois, a próxima etapa é a abertura do caminho do serviço, para facilitar o acesso às áreas que passarão por intervenção.
O processo de retaludamento na MT-251 será feito através da retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno, criando-se taludes, uma série de cortes que funcionam como degraus, para impedir os deslizamentos de terra e dar mais estabilidade ao terreno.
Mesmo sem a interdição na pista, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) orienta os motoristas a redobrar a atenção no trecho a partir da próxima quarta-feira, reduzindo a velocidade e seguindo a sinalização de trânsito no local.
Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Divulgação/Sinfra