Governador nega interferência na AL; 'houve apenas diálogo e opiniões'

O governo não trabalha com essa premissa (pressão), mas nós dialogamos, e eu como governador e cidadão, eu tenho direito a ter minhas opiniões

O governador Mauro Mendes (União), negou que tenha interferido na disputa da Mesa Diretora da Assembleia, em que a deputada Janaina Riva (MDB) recuou da primeira-secretaria após pressão. Segundo ele, houve apenas "diálogo" em que ele emitiu suas opiniões. “O governo não trabalha com essa premissa (pressão), mas nós dialogamos, e eu como governador e cidadão, eu tenho direito a ter minhas opiniões”, disse Mauro Mendes nesta segunda-feira (29).  

 

Porém, o gestor não negou que a resistência ao nome de Janaina Riva se deve principalmente por conta de 2026, já que a parlamentar pretende disputar o Senado Federal, e assim se tornará uma adversária do governador que deverá concorrer ao cargo.  Segundo ele, essas conjecturas seriam ‘comentários de bastidores apenas.

 

Já sobre o recuo de Janaina e a indicação do deputado Drº João (MDB), Mendes também evitou prolongar o assunto. “Eu não posso ficar escolhendo quem será A B ou C. Eu posso ter as minhas opiniões, mas a decisão é livre da maioria dos deputados”, completou.  

 

A disputa pela primeira-secretaria foi intensificada nas últimas semanas. Depois que Janaina alcançou 14 assinaturas de apoio, o Palácio Paiaguás decidiu intervir, apresentando nomes como de Beto 2 a 1 (União), Dilmar Dal Bosco (União) e Carlos Avallone (PSDB). Deputados passaram a ser convocados individualmente para recuarem do apoio à única mulher do parlamento. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União) passaram a atuar diariamente na articulação para isolar Janaina Riva.

 

 A pressão deu certo. Diante da descoberta de traições de deputados, que também passaram a assinar a lista do governo, a deputada decidiu com o seu grupo dar um passo atrás. Ela retirou o nome e indicaram Drº João (MDB), que aceitou o acordo.   

Agora resta saber se o Palácio Paiaguás aceitará ou se vai tentar indicar o nome do seu desejo. As inscrições para as chapas iniciam na próxima sexta-feira (2) e vai até a próxima segunda (5). A eleição ocorrerá na quarta-feira (7) e o voto será secreto.


Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: João Vieira