Bombeiros vão derrubar estrutura danificada para fazer rescaldo

Conforme o coronel dos Bombeiros Heitor Fernandes da Luz, é necessário à derrubada das paredes restantes para ter um trabalho mais efetivo, para que não haja novos focos de incêndio. Alguns ainda persistem no local

Após o controle do incêndio que atingiu o Shopping Popular na madrugada dessa segunda-feira (15), em Cuiabá, o Corpo de Bombeiros utilizará nesta terça-feira (16), maquinários para derrubar as estruturas comprometidas pelas chamas. Só depois disso, as equipes vão iniciar o processo de rescaldo.

 

Conforme o coronel dos Bombeiros Heitor Fernandes da Luz, é necessário à derrubada das paredes restantes para ter um trabalho mais efetivo, para que não haja novos focos de incêndio. Alguns ainda persistem no local. 

 

“A gente não iniciou a fase rescaldo, temos ainda algumas chamas que tem essa reignição, é completamente natural, situação como essa que temos muito material combustível, mas não adianta ficarmos encharcando, porque a caloria é suficiente para vaporizar a água e depois ela tem a reignição”, disse o coronel Heitor.

 

Mariana Mouro

Heitor Fernandes da Luz

 

Ainda conforme o militar, a estrutura isotérmica, composta por um material semelhante a isopor, não foi responsável pela rápida propagação do fogo, mas que, na verdade, a velocidade das chamas foi em decorrência dos materiais das bancas.

 

“A estrutura, que para a gente foi uma surpresa, parece um isopor, essas paredes isotérmicas claro que é muito mais combustível do que as de alvenaria, mas não foi isso que fez propagar [chamas], o que fez propagar com muita velocidade é, primeiro, a quantidade de material combustível que tem lá dentro, ou seja, tem uma carga de incêndio muito grande”, explicou. 

 

 

 

Segundo o coronel Heitor, quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram de madrugada, as chamas estavam altas e já consumiam grande parte da estrutura interna do local.


“Quando chegamos de madrugada as chamas já estavam muito altas, mesmo termos chegado com menos de 7 minutos, quando o pessoal começa a ver as chamas saírem pelo teto, é porque lá dentro já tinha consumido grande parte. Então, é muito difícil você controlar um incêndio, para vocês terem ideia tem umas vigas de aço lá no fundo que deflexionaram, ou seja, ficaram comprometidas por causa da caloria, e para isso acontecer precisa de pelo menos 800°C.

 

A tragédia 

 

O incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping Popular de Cuiabá, na madrugada de segunda-feira (15). O primeiro chamado para o Corpo de Bombeiros ocorreu por volta das 2h45, os agentes chegaram até o local por volta das 2h53, cerca de 7 minutos após a solicitação via 190. 

 

Conforme inquérito aberto pela Polícia Civil, para investigar as causas do incêndio que atingiu a estrutura, a possível causa seria uma falha na rede elétrica, que teria gerado uma faísca e rapidamente as chamas teriam se propagado pela estrutura. 





Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Luiz Leite