Santa Casa alerta: Pacientes e familiares estão sendo vítimas de golpistas

Os golpistas usam informações do paciente e, em contato via whatsapp com familiares ou com o próprio paciente, pedem pagamentos por procedimentos via PIX

Pacientes da Santa Casa de Rondonópolis e familiares estão sendo vítimas de tentativa de golpes. A situação já foi denunciada pelo próprio hospital há algumas semanas e está sendo investigada pela polícia, porém, pacientes e parentes continuam sendo contatados pelos golpistas que pedem pagamentos via PIX por procedimentos médicos que, supostamente, não seriam cobertos por planos de saúde ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os golpistas usam informações do paciente e, em contato via whatsapp com familiares ou com o próprio paciente, pedem pagamentos por procedimentos via PIX. Neste fim de semana, mais uma família foi vítima da tentativa de golpe.

Ao A TRIBUNA, o paciente que havia feito um procedimento cirúrgico na Santa Casa nesta sexta-feira (12) relatou que os golpistas entraram em contato com sua esposa alegando que um exame estava alterado, indicando uma doença grave e que um procedimento deveria ser feito com urgência, porém o plano de saúde havia pedido um prazo de 10 dias para a liberação.

Pela situação ser urgente, o golpista, que se identificou com o nome de um médico do hospital, solicitou o pagamento de mais de R$ 2 mil para realizar o procedimento. Desconfiado, o casal entrou em contato com o plano de saúde e descobriu que era um golpe.

Apesar desse tipo de golpe não ser novo, tanto que em março deste ano a Polícia Civil deflagrou em Mato Grosso a Operação Hospital Seguro, com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar contra suspeitos em Rondonópolis, Pedra Preta, Tabaporã e Sorriso, mais pacientes da Santa Casa e familiares começaram a ser contatados pelos golpistas nas últimas semanas.

Diante da situação, a Santa Casa de Rondonópolis, além de registrar as ocorrências junto à polícia, passou a orientar os pacientes e familiares sobre o golpe e pedir para que fiquem atentos, pois o hospital não entra em contato com pacientes ou familiares via whatsapp cobrando por procedimentos hospitalares.

A Santa Casa ainda alerta que não passa nenhuma informação de prontuário e não solicita nenhum pagamento via whatsapp. Em caso de dúvida, pede que pacientes e familiares entrem em contato no (66) 3410-2700.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: 
Ana Beatriz Lopes