Pré-candidatos se unem em busca de soluções para comerciantes

O fogo destruiu o local e todos os empreendimentos empresariais abrigados ali

Os 3 principais pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), se uniram para discutir medidas urgentes para diminuir os danos causados aos comerciantes pelo incêndio no Shopping Popular nesta madrugada (15). O fogo destruiu o local e todos os empreendimentos empresariais abrigados ali.

 

Botelho, enquanto presidente da Assembleia Legislativa, destacou a importância da união da classe política neste momento e afirmou que poderá interromper o recesso parlamentar e convocar sessões para apreciar qualquer projeto voltado para a reconstrução do Shopping Popular.  

 

“Estamos pensando em algumas coisas como linha de crédito e, claro, um aporte do governo. Vamos discutir o que podemos fazer, mas o mais importante é unir todos pela reconstrução do Shopping Popular para trabalhar o mais rápido possível. Vamos esquecer as eleições, que têm Botelho, Abilio, candidato do PT, vamos trabalhar todos unidos”, disse. Botelho ainda garantiu que, se for preciso, o parlamento poderá contribuir com aporte financeiro para linhas de créditos do Estado.  

 

Lúdio Cabral afirmou que já procurou o governo federal, por meio do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), para acionar o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB-SP).   Segundo ele, o objetivo é buscar uma linha de crédito federal, via Ministério, assim como foi oferecido aos empresários do Rio Grande do Sul, por conta da tragédia climática no início deste ano.  

 

“Lá [Rio Grande do Sul] é um crédito de até R$ 120 mil, com uma subvenção de 40%, ou seja, eles só vão pagar 60% do crédito. Terão dois anos de carência e 48 meses para pagar a juros negativos. Então, é nessa linha que temos que pensar em apoio”, disse.  

 

“Primeiro nós precisamos realocar os comerciantes, o mais rapidamente possível. Depois é um crédito emergencial para que eles possam recompor seus estoques. Porque tudo foi perdido. E depois um suporte técnico e financeiro para reconstruir o Shopping. E, depois, uma mobilização da população para consumir os produtos desses comerciantes para que eles possam se recuperar o mais rápido possível”, completa.  

 

O deputado federal Abílio Brunini (PL) afirmou que a bancada já se uniu para alocar parte das emendas parlamentares para o município de Cuiabá e reconstrução do shopping.  Ele também disse os parlamentares poderão direcionar dinheiro de emendas já enviadas ao Estado para medidas que amenizem os problemas dos comerciantes.  

 

“Nós vamos unir forças, eu já estou separando essas coisas de política. Estava aqui eu, Lúdio, Botelho. Estive falando com o Emanuel [Pinheiro], vou estar na prefeitura na reunião. Eu acho que temos que deixar a diferença política de lado e ajudar aquelas pessoas. Quem está lá não vai olhar para a bandeira política, e sim para as mercadorias queimadas. Não é só um prédio, é a vida dessas pessoas”, pontuou.


Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Montagem