Cuiabá dobra saldo de empregos em maio, aponta Caged

Ainda segundo a análise do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, a capital mato-grossense se mantém em 1º lugar no ranking de municípios com maior saldo de contratação desde fevereiro desse ano

Pelo quinto mês consecutivo, o saldo da geração de empregos em Cuiabá apresentou crescimento, de acordo com relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em maio de 2024, foram 10.645 profissionais contratados e o balanço entre admissões e demissões foi positivo de 579 novos postos de serviço criados.

 

O número é mais que o dobro (+124%) registrado no mesmo período do ano anterior. Já no acumulado de janeiro a maio deste ano, o saldo foi de 5.905 vagas abertas. Neste caso, a alta foi de 34% ante os primeiros cinco meses de 2023.

 

 

Ainda segundo a análise do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, a capital mato-grossense se mantém em 1º lugar no ranking de municípios com maior saldo de contratação desde fevereiro desse ano.

 

Os setores de comércio e serviços foram responsáveis por cerca de 7 em cada 10 vagas de emprego criadas, enquanto a indústria mais que triplicou (+273%) a sua participação neste quesito em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Quanto ao perfil dos trabalhadores contratados, 53,6% são homens e 46,4% são mulheres.

 

Pouco mais da metade (50,6%) das oportunidades profissionais com carteira assinada abertas entre janeiro e abril deste ano foram preenchidas por jovens de 18 a 24 anos. Ainda segundo o levantamento, 4 em cada 5 profissionais contratados têm, pelo menos, o ensino médio completo.

 

Aplicativo

Uma das ferramentas para quem busca oportunidades de emprego é o aplicativo “CDL Cuiabá”. Por meio dele, os interessados podem se candidatar às vagas de empregos. O canal digital, que também oferece informações para a população e para os empresários, está disponível para as plataformas Android e iOS.


Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Divulgação