Professores da Unemat participam de evento na Argentina

O outro trabalho apresentado teve como tema “Mudanças na sociedade brasileira e sua repercussão nas políticas educacionais: o ensino de ciências sociais em perspectiva” de autoria dos professores Miguel Rodrigues Netto e Ana Ap

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou de um importante evento no exterior. Dois professores apresentaram comunicações orais na IV Jornada de Estudos Socioeconômicos do Litoral, realizada de 26 a 28 de junho de 2024 na Universidade Nacional de Entre Rios, na cidade de Paraná, República Argentina.

 


A comunicação oral apresentada pela professora Ana Aparecida Morais de Oliveira em coautoria com o professor João Henrique Zanelatto da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC retratou o tema “A resistência da agricultura familiar ante o projeto hegemônico do império alimentar”. O texto aborda o processo de desenvolvimento do modo de produção agrícola baseado no agronegócio e traz exemplos de vários estados e apresenta a agricultura familiar como movimento de resistência que luta para manter a identidade da população do campo.


O outro trabalho apresentado teve como tema “Mudanças na sociedade brasileira e sua repercussão nas políticas educacionais: o ensino de ciências sociais em perspectiva” de autoria dos professores Miguel Rodrigues Netto e Ana Ap.

 

Morais de Oliveira e das mestrandas de sociologia da Unemat, Celina Elias Gomes Gonçalves, Graziele Paceliuka De Cáprio Cardovani e Osmara Evangelista Barbosa. A temática apresentou um panorama histórico da sociologia enquanto componente curricular na educação básica desde a reforma Capanema de 1942 até a contrarreforma do ensino médio de 2018.


A IV Jornada é um evento tradicional da Universidade Nacional de Entre Rios e reuniu mais de 120 trabalhos de pesquisadores de dezenas de universidades argentinas, além da participação de docentes brasileiros. Eventos como esse reforçam o processo de internacionalização da Unemat e abrem caminhos para futuros intercâmbios binacionais.


Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Assessoria UNER