Comitê de Gestão do Fogo realiza 1ª reunião para ampliar ações de combate às queimadas

Conforme o Corpo de Bombeiros, este ano os serviços de previsões meteorológicas projetam estiagem mais prolongada

A 1ª reunião do Comitê de Gestão do Fogo de Rondonópolis-MT aconteceu na última sexta-feira. O objetivo é trabalhar na preparação e prevenção para a temporada de incêndios florestais e queimadas urbanas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, este ano os serviços de previsões meteorológicas projetam estiagem mais prolongada que os anos anteriores com média de calor maior e baixíssima umidade, o que torna necessário um trabalho mais amplo que o realizado em anos anteriores.

“A gente tem convocado a população para participar ativamente das nossas ações de prevenção, de preparação para o combate aos incêndios florestais e a presença também das autoridades que representam as instituições” pontuou o tenente-coronel BM Ednaldo Fernando Rodrigues.
 

Ainda conforme dados divulgados pelos Bombeiros, com o início do período de seca, já foi registrado um aumento na quantidade de focos de queimadas urbanas na cidade.

Nos nove primeiros dias de junho, foi registrada uma queimada urbana por dia em Rondonópolis.

Em maio, 11 focos foram registrados, enquanto foram dois em março, dois em abril, nove em fevereiro e quatro em janeiro.

“Esse ano é atípico. Ano de muita estiagem. A previsão é que a gente tenha um desafio muito grande, então as ações serão articuladas por vários setores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) e sociedade como um todo.

Clamo a sociedade para estar junto nessa parceria, porque o combate as queimadas vai exigir de toda a sociedade respostas rápidas, então a gente vai ter operações e contratações de Bombeiros Civis para o município e a ampliação do número de Bombeiros Militares para aumentar a resposta.

Também teremos equipamentos tanto para a Aldeia Tadarimana onde há mais focos de incêndio quanto para as áreas urbanas” finaliza o Secretário de Meio Ambiente, Fabrício Lima da Paz.







Fonte: Agora MT