Geração de emprego aumenta 27% no primeiro quadrimestre em Cuiabá

Ao todo, foram 5.280 novas vagas abertas, resultado entre admissões (+46.632) e demissões (-41.352) de pessoal

Levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) feito com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que o saldo da geração de postos de serviço na capital subiu 27% no primeiro quadrimestre de 2024 no comparativo com o ano anterior.

 

Ao todo, foram 5.280 novas vagas abertas, resultado entre admissões (+46.632) e demissões (-41.352) de pessoal.
 

Os setores de comércio e serviços foram responsáveis por cerca de 7 em cada 10 vagas de emprego criadas, enquanto a indústria mais que quadruplicou (+310%) a sua participação neste quesito em relação aos quatro primeiros meses de 2023.

 

De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, o aquecimento do mercado de trabalho em diferentes segmentos tem papel fundamental para a melhora do cenário econômico no município e em todo o país.

 

 

“Com mais pessoas atuando no regime formal, o trabalhador passa a ter previsibilidade financeira e pode adequar o seu padrão de vida ao orçamento. Dessa forma, a expectativa é de queda do endividamento e inadimplência e aumento do consumo de forma geral”, analisa o mandatário.

 

Ainda segundo a análise do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, quase metade das oportunidades profissionais com carteira assinada abertas entre janeiro e abril deste ano foram preenchidas por jovens de 18 a 24 anos. Em seguida, aparece a faixa etária de 30 a 39 anos, que representa 12,7%.

 

Quanto ao perfil dos trabalhadores contratados, 55,7% são homens e 44,3% são mulheres. Pouco mais de 79,6% deles possuem o ensino médio completo.

 

Sobre a CDL Cuiabá - Com 51 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar.

 

A entidade também produz soluções e serviços de economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.




Fonte: Gazeta Digital