Fávaro defende programa de hortas comunitárias em Mato Grosso

O ministro incentivou a adoção de programas como esses por municípios e também como forma de diversificação da atividade agrícola, ampliando, de forma sustentável, a produção de alimentos em áreas urbanas

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância dos programas de hortas comunitárias para o desenvolvimento social e da capacitação profissional nos municípios.

 

“Em Mato Grosso, por exemplo, estamos aproveitando esta experiência e implementando um programa como esse em terrenos públicos para implementação de hortas comunitárias e tenho certeza que é um sucesso e um bom exemplo para as cidades e prefeitos”, declarou durante o programa Bom Dia, Ministro, na quarta-feira (29).

 

 

Desenvolvido pelo governo federal, por meio dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o programa incentiva a formação de hortas comunitárias urbanas, promovendo o aumento da produção de alimentos.

 

“São programas muito interessantes. Primeiro, tem a capacitação. Ensina homens e mulheres que não têm uma atividade econômica, que estão desempregados, a aprender a lidar com a terra e dali já tirar a sua alimentação. Segundo, tem o viés social, de distribuição desses alimentos. Tem o viés educacional, porque muitos deles têm a participação de escolas técnicas, de institutos federais, de formação de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, aprendendo e já ensinando, fazendo horas de estágio. Então tem um aspecto muito legal”, detalhou.

 

Entre as ações que já estão em execução em Mato Grosso no âmbito do BID Pantanal, uma delas trata da capacitação de cerca de 1 mil mulheres da agricultura familiar para a formação de preço, metodologia de produção e venda dos produtos da agricultura familiar, garantindo a geração de renda.

 

O ministro incentivou a adoção de programas como esses por municípios e também como forma de diversificação da atividade agrícola, ampliando, de forma sustentável, a produção de alimentos em áreas urbanas.



Fonte: Gazeta Digital