Zona Eleitoral de Cuiabá promove palestra e mutirão no IFMT

O foco é o jovem eleitorado, com o objetivo de incentivar estudantes a partir de 15 anos de idade a fazerem o primeiro título eleitoral e participarem do processo democrático

Uma ação voltada ao eleitorado jovem será realizada na próxima semana, pela 1ª Zona Eleitoral, com sede em Cuiabá, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva. Além de um mutirão, que irá atender estudantes e comunidade escolar nos dias 25 e 26 de março, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, ministrará palestra sobre cidadania e direitos dos jovens.

 

Os atendimentos ocorrerão nos dois dias, das 8h às 13h, enquanto a palestra será ministrada na terça-feira (26), às 10h. O IFMT fica na Rua Zulmira Canavarros, n° 95, bairro Centro, na capital.

 

Serão realizadas operações de alistamentos, transferências e revisões, como também entrega de títulos, entre outros. O foco é o jovem eleitorado, com o objetivo de incentivar estudantes a partir de 15 anos de idade a fazerem o primeiro título eleitoral e participarem do processo democrático.

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem promovido ações para ampliar a participação do eleitorado jovem nas eleições, diante de um cenário que mostra o desinteresse desse público pela política. Recentemente, a Justiça Eleitoral publicou dados demonstrando que 90% das pessoas com 16 anos de idade ainda não fizeram o primeiro título.

 

Vale lembrar que o alistamento eleitoral pode ser feito por todos e todas que completam 16 anos ou que têm 15 e vão completar até o dia da eleição que, neste ano, será em 06 de outubro. Inclusive, neste caso, o(a) jovem que se alistar já poderá votar.



Fonte: Gazeta Digital