Preenchimento incorreto atrasa listas para casas populares

Na última semana, recebemos diversos questionamentos e dúvidas de internautas quanto às datas em que os editais com as listas de nomes de titulares, suplentes e não aprovados seriam divulgados

Foram divulgados nos dias 19 e 29 de fevereiro os editais com a relação dos nomes dos beneficiários titulares incompatíveis excluídos, beneficiários suplentes excluídos e beneficiários suplentes incompatíveis para o Residencial Colinas Douradas, do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, no município de Várzea Grande.

 

As listas estão disponíveis no site Portal VG HABITA, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação do Município de Várzea Grande e o Conselho de Habitação de Interesse Social, e podem ser conferidas através do link Portal | VGHABITA (varzeagrande.mt.gov.br)

 

Na última semana, recebemos diversos questionamentos e dúvidas de internautas quanto às datas em que os editais com as listas de nomes de titulares, suplentes e não aprovados seriam divulgados.

 

De acordo com secretário de Habitação de Várzea Grande Ricardo Azevedo, o atraso para a divulgação se deu devido ao preenchimento incorreto das inscrições, que resultou em problemas na verificação e na comprovação dos critérios e requisitos informados pelos inscritos, o que tem atrasado a seleção de contemplados.

 

“As pessoas colocam uma coisa no ato da inscrição e não conseguem comprovar o que colocou. Esse tem sido o problema de selecionar as pessoas. Não estão conseguindo atender aos critérios”, afirmou.

 

Conforme Azevedo, nem todos conseguem comprovar que são portadores de necessidades especiais, idosos, mulheres chefes de família e com filhos menores de 18 anos, mulheres com medida protetiva, entre outros.

 

O secretário reitera que o município quer entregar o quanto antes o Colinas, contudo é preciso fazer uma análise criteriosa dos requisitos e critérios.

 

“Para os próximos residenciais que forem sorteados aqui é necessário que as pessoas se atentem no ato da inscrição para colocar coisas que conseguem comprovar, não colocar informações equivocadas ou errôneas, ou mesmo aqueles que querem burlar. Quem não se enquadrar nos critérios e requisitos não serão contemplados, é a regra”, afirma.

 

Entenda o processo

O período de inscrição para concorrer às mil residências populares do Residencial Colinas Douradas que serão construídas pelo Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, ocorreu de 06 a 20 de novembro de 2023.

 

Ao todo 31.704 pessoas que desejam se tornar proprietários de um imóvel com financiamento subsidiado pelo Governo Federal e com valores de prestação mais acessíveis se inscreveram. Deste número, 19.840 mil foram considerados aptos para o sorteio, após a triagem com base nos requisitos exigidos e dentro dos apontamentos feitos pela Caixa Econômica Federal.

 

No dia 25 de novembro foram sorteados 1.000 Beneficiários Titulares e 1.000 Beneficiários Suplentes, que passaram a ser convocados para apresentar os documentos para montagem do dossiê remetido ao agente financeiro para avaliação.

 

O processo só se encerra com a conclusão da parte documental do financiamento e com a entrega definitiva das chaves.



Fonte: Gazeta Digital