Tráfego na MT-251 sobre a ponte do Rio Claro é liberado após um dia interditado

O buraco na travessia da MT-251 foi denunciado por morador na manhã de segunda-feira (29) e o trecho interditado parcialmente para a manutenção

Após reparos da erosão que colocava em risco a segurança de quem trafegava sobre a ponto do Rio Claro, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito foi liberado para tráfego nos dois lados na tarde desta terça-feira (30). O buraco na travessia da MT-251 foi denunciado por morador na manhã de segunda-feira (29) e o trecho interditado parcialmente para a manutenção.

 

Na segunda-feira (29), o trânsito precisou ser parcialmente interditado em um dos lados da pista, depois do surgimento do buraco na cabeceira da ponte. Na mesma manhã, uma equipe de engenheiros da Sinfra foi até o local para verificar o problema e começar a trabalhar em suas soluções.

 

Segundo a secretária adjunta de Obras Rodoviárias da Sinfra, engenheira Nivia Calzolari, dois fatores provocaram a abertura do buraco: um muro de contenção na parte inferior da ponte colapsou, provocando deslizamento do material do aterro da ponte. Ao mesmo tempo, uma infiltração no pavimento provocou o buraco.

 

Depois de identificado o problema, a Sinfra trabalhou nas soluções. Para estabilizar o aterro da ponte, foi utilizada uma técnica de engenharia conhecida como "Rip Rap", que consiste na utilização de sacos com mistura de solo e cimento. Na parte superior, a via foi recuperada com brita graduada e asfalto.

 

Ainda será realizado outro trabalho na parte inferior da ponte, que consiste na construção de um muro de contenção do tipo gabião, para proteger o aterro da cabeceira e impedir novos deslocamentos de terra.


Fonte: Gazeta Digital