Empreendedores abriram 6.137 novas empresas, entre janeiro a dezembro, em Sinop, conforme o ministério da Economia. Os segmentos de vestuários e acessórios, promoção em vendas, salões de beleza, transporte rodoviário de cargas e serviços, atividades estéticas, lanchonetes, formam o maior volume de novos negócios.
Do total, 5.622 são microempresas, 307 de pequeno porte, além de 208 de segmentos diversos. Foram abertas 437 empresas a mais em relação ao mesmo período no ano passado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, avaliou, que “Sinop é uma grande casa do pequeno empresário, do MEI em especial uma grande parte da nossa economia, da movimentação passa por eles e podemos ver isso em gráficos de crescimento de vários anos em Sinop e ela se manteve muito bem, com saldo positivo e crescimento. O setor de serviço continua sendo um dos que dá muito resultado pra nossa região, então o município vai bem”, analisou.
“Acho que um dos fatores que tem incentivado são as políticas públicas municipais criadas, então hoje nós temos, por exemplo, o centro de atendimento ao empresário, onde trabalhamos desde abertura de empresas até o apoio de formação profissional, de assessoria junto ao Sebrae, trabalhamos também com dados para que eles possam entender como anda a economia municipal. O nosso tempo de hora de empresa aberta, está em menos de 15 horas, a desburocratização ajuda e muito”, ressaltou.
Atualmente, Sinop tem 26.792 mil empresas administradas por empresários individuais, sociedade limitada, eirelli (tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário), sociedades anônimas, cooperativas, públicas, dentre outros.
Conforme informamos, Sorriso ganhou 3.908 novas empresas em 2023, já Lucas do Rio Verde teve 2.550 empresas iniciando suas atividades.
Fonte: Só Notícias
Sinop ganha mais de 6 mil empresas e setor de serviços lidera
O setor de serviço continua sendo um dos que dá muito resultado pra nossa região, então o município vai bem”, analisou