Fotógrafo compartilha registro de deslizamento em paredão de Chapada

Os deslizamentos de terra têm sido registrados, novamente, nos paredões chapadenses

O fotógrafo mato-grossense Luzo Reis compartilhou fotos de desmoronamento em um dos paredões na Cidade de Pedra, em Chapada dos Guimarães (65 km ao sul de Cuiabá), em 2014. Segundo ele, o flagra foi durante uma visita ao ponto turístico e  ouviu uma "explosão". Os deslizamentos de terra têm sido registrados, novamente, nos paredões chapadenses. Desta no Portão do Inferno, que está com o trecho interditado.

 

"Já era no final da visita e depois de uma última contemplação aos magníficos paredões, viramos as costas para partir e de repente, sem nenhum aviso, ouvimos um barulho tão grande que parecia uma explosão. Era um enorme deslizamento em um paredão a frente do ponto onde estávamos", relembrou.  

 

Luzo Reis comentou que decidiu compartilhar as fotos nessa terça-feira (9), após passar recentemente pela rodovia MT-251, no Portão do Inferno, e perceber que há uma "fratura em diagonal" evidente na rocha. 

 

No final do ano, vários deslizamentos de terras começaram a ser registradas na estrada para Chapada dos Guimarães. Para evitar acidentes, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) bloqueou parcialmente a região do Portão do Inferno. 

 

Na última semana, o Estado começou a implantar telas de segurança nos paredões. A ação faz parte das medidas emergenciais para conter mais deslizamentos. Para os trabalhos, o trânsito no trecho da MT-251 fica interditado das 8h às 14h todos os dias, exceto domingo. 

 

Segundo o fotógrafo, não havia nenhum sinal de chuva para ter ocorrido o deslizamento. Para ele, as autoridades mato-grossenses não estão levando o problema suficientemente "a sério".

 

"Reparem que havia poucas nuvens e o céu estava azul. Nenhum sinal de chuva. Não sou nenhum especialista, mas ter presenciado essa cena me deu a dimensão da força e da rapidez que um deslizamento pode ter. Afinal, como estão as obras da tal rodovia alternativa que irão fazer? Acabei de ver no noticiário que apenas hoje a Câmara autorizou essa obra", disse o profissional.


Fonte: Gazeta Digital