Fábio Tardin faz balanço do primeiro ano de mandato

Em seu primeiro ano de mandato, o parlamentar já apresentou um total de 407 proposituras, destas, 129 Projetos de Leis e teve 10 Leis sancionadas

Com um trabalho parlamentar voltado à população menos favorecida do Estado, e forte atuação em Várzea Grande, o deputado estadual Fabio Tardin “Fabinho” (PSB), tem se destacado como um dos parlamentares mais atuantes da nova Legislatura na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).  

Em seu primeiro ano de mandato, o parlamentar já apresentou um total de 407 proposituras, destas, 129 Projetos de Leis e teve 10 Leis sancionadas. As suas propostas foram voltadas para as áreas da saúde, educação, agricultura familiar, além de pautas ligadas às pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, entre outras.  

De acordo com Fabinho, seu mandato é participativo e voltado para atender as demandas que chegam até ele, através daqueles que mais dependem do Poder Público.   Na cidade que construiu sua família e onde vive há mais de 30 anos, Tardin se mantém atento às necessidades do município, além de discutir soluções e cobrar providências dos órgãos responsáveis. Fabinho se diz orgulhoso de sua caminhada, passando pela profissão de Gari e chegando a deputado estadual. Ele lembrou também, de sua trajetória de muito trabalho no ramo de poços artesianos, área em que prosperou e cresceu profissionalmente.  

“Não deixo a minha Várzea Grande por nada, tenho muito amor e muito cuidado por esta terra que já me presenteou com tantas conquistas pessoais e profissionais, por isso todos os acontecimentos que impactam no município, tenho trazido para debate no parlamento, a fim de garantir o apoio dos meus pares, e principalmente ampliar o diálogo com o Governador, já que está na hora da segunda maior cidade do Estado desenvolver em passos largos, para fazer jus ao posto que ocupa”,completou Fabinho.      

BALANÇO GERAL

 Dos projetos apresentados e que hoje são leis, o parlamentar cita alguns: a Lei nº 12.315/2023, que garante a continuidade do pagamento do bolsa atleta para as atletas que se tornam mães; a Lei nº 12.219/2023 que Institui a Política Estadual de Valorização da profissão do Agente de Coleta e Resíduos (Gari);  a Lei 12.366/2023, que visa reconhecer e convalidar registros imobiliários precários, facilitando a regularização de imóveis urbanos; e a Lei 929/2023 que institui o programa “Escrevendo a História dos Municípios Mato-grossenses”, que visa promover o resgate histórico de cada municípios do estado através dos alunos das escolas públicas, o projeto piloto está previsto para ser implantado em Várzea Grande.      

PROJETOS EM TRAMITAÇÃO

Sobre as propostas que estão em andamento na Assembleia Legislativa, Fabinho destacou o PL nº 1408/2023, que visa fornecer refeições com preço popular para aqueles que aguardam atendimento nos estabelecimentos de saúde de Mato Grosso; o PL nº 1059/23, que garante o funcionamento 24h das delegacias em defesa das mulheres; e o PL nº 1170/2023, que garante a implantação do programa de orientação psicológica voluntária nas Escolas da Rede Pública do Estado.

VÁRZEA GRANDE

Tardin reforçou que sua luta principal e que considera mais urgente na cidade é a regularização dos serviços de água. Sobre este assunto, Fabinho destacou que tem debatido no Parlamento soluções para sanar o problema, e que em 2024 seguirá acompanhando e cobrando de perto cada ação dos órgãos responsáveis.  

Fabinho também tem defendido outras demandas sensíveis da população Várzea-grandense, a exemplo da construção de um IML; a Feira Municipal; a implantação da Delegacia 24 horas em Defesa da Mulher; a construção de um  Hemocentro, a instalação de um Campus da UNEMAT; e a construção da tão sonhada Rodoviária da cidade. Pautas estas, que o deputado apresentou emendas na PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) e na PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual).   Fabinho pontuou ainda, que conseguiu articular junto ao Governo do Estado, recursos em torno de R$ 9 milhões para Várzea Grande, que vão ajudar a melhorar as áreas da educação, saúde e Infraestrutura do município.      

NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

 Apesar da riqueza histórica e cultural, o município de Nossa Senhora do Livramento possui comunidades que muitas vezes são esquecidas pelo Poder Público. E pensando no reconhecimento e na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, Fabinho destinou R$ 2,8 milhões em recursos, fruto de uma articulação que garantirá a perfuração de Poços Artesianos. Além, de ter destinado um trator com equipamentos agrícolas; vários kits de irrigação; uma farinheira móvel; e a construção de um barracão em benefício da agricultura familiar, que é forte no município.


Fonte: Gazeta Digital