Israel e Qatar exploram a retomada do acordo para os reféns de Gaza

Obstáculos significativos impedem a retomada das negociações sobre um novo acordo de reféns, disseram as pessoas, incluindo desacordos entro do Hamas sobre os possíveis termos da troca

Autoridades israelenses e do Catar devem se reunir na Noruega hoje, em um esforço para reavivar as negociações sobre a libertação de reféns mantidos em Gaza em troca de um cessar-fogo e a libertação de prisioneiros palestinos mantidos por Israel, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

 

O primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, deve se encontrar com David Barnea, diretor da agência de inteligência israelense Mossad, em Oslo, disseram as pessoas, descrevendo as conversas como exploratórias. Eles acrescentaram que Barnea provavelmente também se reunirá com autoridades egípcias.

 

As discussões ocorrem um dia depois que os militares israelenses disseram ter matado por engano três reféns durante os combates em Gaza, um incidente que intensificou a pressão sobre o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para tomar novas medidas para libertar os cerca de 130 reféns restantes.

 

Obstáculos significativos impedem a retomada das negociações sobre um novo acordo de reféns, disseram as pessoas, incluindo desacordos entro do Hamas sobre os possíveis termos da troca.

 

A reunião de Oslo seria a primeira entre autoridades israelenses e do Catar desde que uma trégua de uma semana intermediada pelo Catar e pelo Egito terminou há duas semanas. O gabinete de Netanyahu não respondeu imediatamente no sábado a um pedido de comentário sobre a reunião.