O deputado estadual Júlio Campos, do partido União, interpretou a pesquisa do instituto Gazeta Dados como uma resposta crucial para evitar a possível saída do presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, do União Brasil.
A candidatura de Botelho está sendo preterida pelo governador Mauro Mendes, que apoia o deputado federal Fábio Garcia (União) como representante do grupo na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.
Botelho aparece como líder em todos os cenários tanto no primeiro quanto no segundo turno, caso a eleição fosse realizada hoje. "Esta pesquisa confirma nossa razão em querer manter a importante figura política que é o deputado Eduardo Botelho como pré-candidato a prefeito. Não faz sentido o partido rejeitar um nome que inicia a pré-candidatura com 21%, superando outros nomes menos posicionados, como Fábio Garcia, com menor penetração popular", destacou Júlio Campos na última quarta-feira (22).
Segundo o deputado, parte dos dirigentes defende a permanência de Botelho no partido e que ele seja o candidato oficial da legenda. "Enquanto houver chance, continuaremos lutando. E se essa chance não se concretizar, já há uma decisão tomada de liberá-lo para a prefeitura pelo PSD ou por qualquer outro partido que o convide", explicou.
Júlio Campos enfatizou que o nome de Botelho já está consolidado nos bairros de Cuiabá, assim como entre a classe política, servidores públicos e outros segmentos. Ele abordou também o alto índice de rejeição de Fábio Garcia, destacando que, mesmo com esses números, é improvável que recue de sua candidatura.
"Os incentivos que ele recebe do núcleo duro do poder atual do estado não proporcionam flexibilidade para desistir. Ele não vê o momento como inoportuno para sua disputa; é a vez do deputado Eduardo Botelho", acrescentou.
Por fim, o deputado comentou sobre a credibilidade do Instituto Gazeta Dados em pesquisas eleitorais nos últimos anos. "Historicamente, o índice de acerto nas pesquisas do Gazeta Dados é um dos mais confiáveis, comparável até mesmo aos antigos Ibope, Vox Populi e outros institutos. O Jornal A Gazeta mantém sua credibilidade", concluiu.
Na modalidade estimulada, Eduardo Botelho lidera com 21% da preferência dos cuiabanos, quatro pontos percentuais à frente do segundo colocado, o deputado federal Abilio Brunini (PL), que tem 17%. Em terceiro lugar, está o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com 12%, seguido por Wilson Santos (PSD) com 7%, José Roberto Stopa (PV) com 4%, Fábio Garcia (União) com 3%, Juca do Guaraná (MDB) com 2%, e o pastor Marcos Ritela (PRD) com 1%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 21% não souberam ou não quiseram responder.