Serafim Abreu, diretor da empresa Time for Fun (T4F), organizadora dos shows da cantora norte-americana Taylor Swift no Brasil, admitiu falhas no evento que teve uma fã morta, na última sexta-feira (17). A estudante de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Ana Clara Benevides, 23, viagou à Capital carioca para ver a apresentação da artista e passou mal devido ao forte calor. Ela foi socorrida, mas morreu ainda na arena.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Serafim Abreu enfatizou que o Rio de Janeiro passou por condições climáticas extremas, com uma alta sensação térmica. Ele admite falha na empresa, por deixar de proporcionar sombras nas áreas externas, alterar os horários dos shows e permitir a entrada de copos descartáveis.
“Sabemos que com as condições climáticas que estamos vivendo, essas situações serão cada vez mais frequentes. Quero pedir desculpas a todos que não tiveram a melhor experiência possível”, disse.
O chefe da empresa ainda afirmou que todos as medinas possíveis foram tomadas para salvar Ana Clara, seja no pronto atendimento, disponível no local, ou no hospital, para onde ela foi encaminhada. Ele também se colocou à disposição da família para demais necessidades.
Sem dinheiro para custear o alto valor do transporte do corpo, uma campanha de doações foi feita para quitar o translado para Pedro Gomes (MS), cidade natal da vítima e onde foi sepultada.
No dia em que Ana Clara morreu, o Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 60 ºC. No local, os fãs foram proibidos de entrar com garrafas de água e vídeos mostravam que tapumes colocados nas entradas de ar do estádio Nilton Santos, o que deixou a área interna ainda mais quente.
A Delegacia do Consumidor (Decon) abriu um inquérito para investigar as condutas da T4F após a morte de Ana Clara e relatos de fãs nos shows da Taylor Swift, no Rio de Janeiro.
O velório de Ana, foi realizado na segunda-feira (20), na Câmara dos Vereadores de Sonora (MS). Já o sepultamento, ocorreu no cemitério da cidade de Pedro Gomes (MS).
Ações
Nessa quarta-feira (22), o presidente Lula (PT), publicou a portaria da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que obriga a distribuição gratuita de água em shows realizados em dias de calor intenso no país.
No documento registrado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22) consta que a publicação terá validade de 120 dias.