"Chamado de Raoni" reúne mais de 800 Indígenas na aldeia Piaruçu

Entre os principais objetivos do evento está a elaboração de um plano de implementação das demandas indígenas e a escolha dos representantes que integrarão o Comitê Indígena

Mais de 800 indígenas se reuniram nesta segunda-feira (24) na aldeia Piaruçu, em São José do Xingu, para dar início ao "Chamado do Raoni". O evento tem como objetivo discutir questões importantes para a luta indígena no país e contará com uma programação até sexta-feira (28). Diversos povos indígenas participam das atividades culturais promovidas durante o evento.

A abertura do "Chamado do Raoni" ocorreu na parte da manhã, com um discurso emocionante do líder indígena cacique Raoni Metuktire, que relembrou a histórica luta pela demarcação da terra Piaruçu.

Entre os principais objetivos do evento está a elaboração de um plano de implementação das demandas indígenas e a escolha dos representantes que integrarão o Comitê Indígena.

Entre as autoridades confirmadas no evento está a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A participação da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, estava prevista, mas devido ao seu compromisso em um encontro de ministros da área ambiental na Índia, ela será representada pelos presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires. O ex-presidente Lula também recebeu o convite, mas ainda não confirmou sua participação até o momento.