Nesta quarta-feira (19), o prefeito Emanuel Pinheiro assinou um decreto que estabelece ponto facultativo nos órgãos públicos municipais durante os jogos da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo FIFA 2023, que ocorrerá na Nova Zelândia e Austrália entre os meses de julho e agosto.
A 9ª Copa do Mundo Feminina acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, com a estreia do Brasil na competição ocorrendo em 24 de julho, às 7h (horário local), contra o Panamá. A Seleção está no grupo F, juntamente com França e Jamaica.
Segundo o decreto, o horário de expediente nos órgãos da Administração Pública Municipal será das 12h às 18h nos dias úteis em que os jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino acontecerem no período matutino.
O decreto também prevê que, em caso de alteração nos horários dos jogos da Seleção Brasileira, os horários de expediente poderão ser revistos. No entanto, a medida não se aplica aos plantões de serviços essenciais, tais como saúde, coleta de lixo, distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação de trânsito.
Ponto facultativo nacional
Além disso, a ministra do Esporte, Ana Moser, solicitou ao presidente Lula que fosse autorizado o ponto facultativo em órgãos federais nos dias de jogos da seleção brasileira feminina. O pedido foi atendido, e a portaria foi publicada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Essa será a maior Copa Feminina de todos os tempos, com a participação de 32 países, em comparação às 24 seleções das edições anteriores. O formato do torneio será igual ao do torneio masculino, com oito grupos de quatro países, onde os dois primeiros de cada grupo avançam para as fases de mata-mata.