Benefícios e facilidades são proporcionados aos associados por meio dos cartões de crédito

Ao analisar os detalhes da pesquisa, constata-se que 24% dos entrevistados possuem um cartão, 24% possuem dois, 22% utilizam três, 13% usam quatro e 17% têm cinco ou mais cartões

Desde o seu surgimento em 1950, o cartão de crédito se tornou o meio de pagamento mais popular no Brasil devido às facilidades e comodidades que oferece aos usuários. De acordo com dados recentes divulgados pelo Banco Central, o país registrou a emissão de 431 milhões de cartões de crédito, dos quais 209 milhões estavam ativos em 2022. Isso ocorre porque a população economicamente ativa geralmente possui mais de um cartão de crédito, conforme revelou uma pesquisa da Serasa em maio deste ano, na qual 52% dos brasileiros afirmaram possuir três ou mais cartões de crédito.

Ao analisar os detalhes da pesquisa, constata-se que 24% dos entrevistados possuem um cartão, 24% possuem dois, 22% utilizam três, 13% usam quatro e 17% têm cinco ou mais cartões. Quando questionados sobre os motivos que os levaram a adquirir múltiplos cartões, 35% disseram que o objetivo é obter mais crédito, já que o limite do cartão não é suficiente. Vinte por cento dos entrevistados afirmaram que é uma questão de segurança, para ter opções em caso de emergência, e 19% mencionaram que a organização financeira é melhor ao distribuir as despesas entre diferentes cartões.

Para atender às diversas necessidades dos associados, o Sicredi disponibiliza cartões de crédito para pessoas físicas e empresas, oferecendo não apenas comodidades, mas também benefícios. Para pessoas físicas, há opções de cartões com as bandeiras Visa e Mastercard, cada uma com benefícios exclusivos, como descontos em restaurantes, lojas diversas, plataformas de streaming e cursos profissionalizantes, além do Programa de Recompensas, disponível para ambas as bandeiras. O Sicredi oferece cartões nas categorias Mastercard Black, Platinum, Gold, Touch, além dos cartões Poupança, Débito e Internacional.

No segmento empresarial, existem duas opções de cartões que auxiliam os negócios dos associados: BNDES Sicredi e Empresarial Internacional. Este último faz parte do Programa de Recompensas, no qual cada dólar gasto equivale a um ponto, além de oferecer seguros e assistências que facilitam o dia a dia e proporcionam maior controle do orçamento empresarial.

Raquel Viana, consultora de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, ressalta que o cartão de crédito pode ser um aliado, mas deve ser utilizado com cuidado e consciência. "O cartão de crédito é uma forma de pagamento que traz muita praticidade, seja para compras parceladas ou uso diário, e se tornou ainda mais vantajoso com a implementação de programas que geram pontos e milhas. No entanto, o uso inadequado, como o pagamento de faturas em atraso, pode trazer consequências ao usuário. Isso ocorre porque os juros são altos e podem resultar em um efeito cascata de dívidas e inadimplência", alerta.

O uso de cartões de crédito está em constante crescimento no Brasil. Seja devido à facilidade, comodidade ou aos benefícios oferecidos pelas operadoras, ele veio para ficar. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostram que, somente no primeiro trimestre deste ano, foram realizadas 4,6 bilhões de transações, totalizando R$ 529,2 bilhões movimentados no país, considerando todas as operadoras e instituições financeiras, incluindo o Sicredi. Esses números representam um aumento de 8,5% no número de transações e de 12,7% no valor em relação ao mesmo período de 2022.

Preferência entre os brasileiros

A Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito (PNCC), realizada pela CardMonitor em parceria com o Instituto Medida Certa, revela que o cartão de crédito do Sicredi é o preferido entre os brasileiros. Dos usuários que possuem mais de um cartão, 61% afirmaram preferir o emitido pela instituição financeira cooperativa. O Sicredi também conquistou a primeira posição no ranking de atendimento para cartões de crédito, com 83,6% de satisfação, uma vantagem de 8,7 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

A PNCC é baseada em entrevistas telefônicas com mais de 12 mil portadores de cartões, o equivalente a seis pesquisas eleitorais do Ibope/Datafolha, que geralmente têm uma amostra de dois mil entrevistados.