Fiscalização conjunta do Ministério Público Estadual (MP) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) resulta no embargo de 20 propriedades rurais no Pantanal. A ação, realizada nesta sexta-feira (8), faz parte do projeto Verde Rio e revelou diversas irregularidades, incluindo desmatamentos, loteamentos irregulares e construções em Áreas de Preservação Ambiental (APP).
Durante a fiscalização, que abrangeu a região entre Poconé e Porto Cercado, foram identificadas áreas com descidas irregulares, causando danos ao talude do rio Cuiabá e favorecendo processos erosivos e desbarrancamento das margens.
A equipe de fiscalização, composta pela Polícia Ambiental, realizou patrulhamento terrestre e fluvial, utilizando embarcações e motores apropriados.
No total, foram embargadas 20 propriedades rurais, incluindo 13 ranchos de um novo loteamento localizado abaixo do Porto Cercado. O projeto Verde Rio foi iniciado em 2009 com o objetivo de recuperar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas e preservar as áreas às margens do Rio Cuiabá.
O projeto é gerenciado pelo Ministério Público Estadual, em parceria com promotorias de Justiça do Meio Ambiente e a Procuradoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística.