O dia 7 de julho é uma data especial para os amantes de chocolate, pois é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Seja em barras, bombons ou em receitas para datas comemorativas, esse doce é uma paixão para muitas pessoas.
A celebração marca a introdução do chocolate na gastronomia, por volta do século XV, na Europa. Desde então, o consumo desse alimento cresceu significativamente e hoje possui grande importância para a economia brasileira. O Brasil ocupa a sétima posição na produção global de cacau, movimentando cerca de R$ 20 bilhões no país.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o chocolate está presente na lista de compras de 82,6% das famílias brasileiras.
Além de ser delicioso, o chocolate pode oferecer benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista Taís Gomes, o chocolate amargo é a opção mais saudável e recomendada para consumo regular.
"Para obter os diversos benefícios que o chocolate proporciona, é recomendado consumir chocolates com maior concentração de cacau, sendo ideal aqueles que possuem pelo menos 70% de cacau", explica a nutricionista.
Benefícios do chocolate:
- Rico em nutrientes
- Promove bem-estar
- Combate o câncer de intestino
- Melhora a pressão arterial e a saúde do coração
- Estimula a saúde cerebral
- Previne a pré-eclâmpsia em mulheres grávidas
- Contribui para a saúde da pele
Curiosidades sobre o chocolate:
- O chocolate branco é feito apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite, ao contrário do chocolate escuro, que utiliza sementes de cacau torradas em sua composição.
- Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, mais nutritivo e benéfico ele é.
- O chocolate ajuda na liberação de serotonina no organismo, o hormônio da felicidade, o que o torna viciante.
- O período de maior venda de chocolate no mundo não é na Páscoa, mas sim no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro. É uma tradição presentear as pessoas queridas com chocolate nessa data.
- O chocolate pode ser tóxico para animais, principalmente cães.
- Os países que mais consomem chocolate no mundo são Alemanha, Suíça e Bélgica.
- O chocolate derrete a uma temperatura de 34°C, ou seja, se desfaz ao entrar em contato com o calor do corpo humano.