Bispo irlandês renuncia ao cargo em duas cidades de Mato Grosso para se "aposentar"

A renúncia ocorre porque o religioso completou 75 anos em 17 de janeiro, que é a idade-limite recomendada para a atuação de bispos nas igrejas, de acordo com o Código de Direito Canônico, artigo 354

O Vaticano anunciou que o bispo irlandês Derek John Christopher Byrne, responsável pelas dioceses de Primavera do Leste e Paranatinga, localizadas a 231 km e 373 km ao sul de Cuiabá, renunciou ao posto.

A decisão foi tomada após 54 anos de serviço à igreja católica e foi aceita pelo papa Francisco em 7 de junho, conforme informado no boletim divulgado pela Santa Sé na sexta-feira, dia 9.

A renúncia ocorre porque o religioso completou 75 anos em 17 de janeiro, que é a idade-limite recomendada para a atuação de bispos nas igrejas, de acordo com o Código de Direito Canônico, artigo 354. Nessa idade, os bispos podem solicitar a aposentadoria.

A trajetória de Derek Byrne no catolicismo em Mato Grosso teve início em 2014, quando ele atuou como pároco da Paróquia Santo Antônio em Castanheira, na diocese de Juína, e como membro do Colégio de Consultores da diocese. Em 24 de dezembro de 2008, foi nomeado para a sé vacante de Guiratinga.

Ele recebeu a ordenação episcopal em 22 de março de 2009, realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mílton Antônio dos Santos, S.D.B., no Ginásio de Esportes em Guiratinga. Os co-consagrantes foram Dom Richard Anthony Burke, Arcebispo Metropolitano da Cidade do Benim, e Dom Neri José Tondello, Bispo de Juína.

Em 2014, o Papa Francisco reestruturou a província eclesiástica de Cuiabá, suprimindo a diocese de Guiratinga. Seu território foi dividido entre a nova diocese de Primavera do Leste-Paranatinga, unida à anterior Prelazia de Paranatinga, e as dioceses já existentes de Barra do Garças e Rondonópolis.

O bispo é graduado em Filosofia pela University College Cork, na Irlanda, e em Teologia pelo St. Patrick's College, em Kiltegan, Condado de Wicklow. Ele fez seus votos na Sociedade de S. Patrício em 1º de outubro de 1969 e foi ordenado ao sacerdócio em 9 de junho de 1973, por Dom Bishop James Kavanagh, bispo-auxiliar de Dublin.