Nova ponte na BR-163 irá conectar Corumbá a Porto Jofre, no Pantanal

O projeto da nova rodovia da BR-163, que conectará Corumbá a Porto Jofre, é resultado de um contrato firmado pelo governo de Mato Grosso do Sul para a construção de uma estrada estadual de interesse da região

Governo planeja construir ponte de concreto ligando BR-163, em Corumbá, a Porto Jofre, em Poconé, visando a integração do Pantanal nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Com a conclusão da ponte, a distância entre Corumbá e Poconé será reduzida em 913 km.

O projeto da nova rodovia da BR-163, que conectará Corumbá a Porto Jofre, é resultado de um contrato firmado pelo governo de Mato Grosso do Sul para a construção de uma estrada estadual de interesse da região. No entanto, a participação de Mato Grosso na conexão ocorrerá com a conclusão da MS-214 e a construção de uma ponte sobre o Rio São Lourenço, por meio de uma parceria entre os dois governos.

Atualmente, a travessia do Rio São Lourenço é realizada por meio de balsas. A rota de 1.237 km entre Corumbá e Poconé, passando por Aquidauana, Coxim, Sonora, Rondonópolis e Cuiabá, será encurtada para 324 km com a abertura do novo caminho.

Em março deste ano, o governador Mauro Mendes se reuniu com o secretário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo, para discutir o projeto da travessia. Durante a reunião, foi mencionada a intenção de construir uma ponte com a mesma estrutura da Ponte Alfredo Zamlutti, localizada sobre o Rio Miranda, na MS-184, na região do Passo do Lontra.