Na madrugada deste domingo (21), pelo menos 24 motoristas foram presos após serem flagrados dirigindo sob efeito de álcool durante a blitz da Operação Lei Seca.
A primeira ação teve início por volta das 21h, nas proximidades do Colégio Salesiano São Gonçalo, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). A segunda operação ocorreu no cruzamento dessa mesma avenida com a Senador Metelo, no bairro do Porto. Essas duas ações resultaram em dez prisões por embriaguez ao volante.
Em seguida, de forma simultânea, teve início outra operação às 03h, na Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), no bairro Santa Cruz. Outras duas ações foram montadas, uma no sentido centro-bairro e outra no sentido bairro-centro. Nessa etapa, 14 condutores foram presos.
Ao todo, as duas operações fiscalizaram 231 veículos, resultando na remoção de 85 deles. Dentre os veículos removidos, 75 eram carros de diferentes modelos (passeio e utilitários) e dez eram motocicletas. Além da embriaguez ao volante, as remoções ocorreram devido a irregularidades como falta de carteira de habilitação do condutor, não pagamento de taxas e outras infrações à legislação.
As operações são coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), e contam com a participação de agentes das forças policiais estaduais, bem como de órgãos estaduais e municipais de trânsito. Neste fim de semana, equipes do Batalhão de Trânsito da PMMT, Deletran, Detran, Polícia Penal, Socioeducativo, Semob e Corpo de Bombeiros atuaram em conjunto.