No sábado (20), uma ação conjunta envolvendo policiais militares e civis das cidades de Água Boa, Canarana, Ribeirão Cascalheira e Nova Xavantina resultou na prisão de 12 pessoas suspeitas de invadir uma fazenda localizada a 70 km de Ribeirão Cascalheira, a cerca de 900 km a leste de Cuiabá.
Essa operação representa a quarta tentativa frustrada de invasão de terras na Região do Araguaia somente este ano. O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, destacou que as forças policiais têm atuado intensivamente para combater crimes de invasões em propriedades rurais.
"É uma determinação do governador Mauro Mendes que tenhamos uma postura de tolerância zero em relação ao crime de esbulho possessório, que são as invasões de terras. E é assim que temos agido. A resposta será rápida, como sempre temos agido, pois não permitiremos nenhum tipo de crime em nosso Estado", afirmou Roveri.
O secretário ressaltou o aparato utilizado pelos suspeitos para cometer o crime. "Os criminosos estavam equipados com carretas e contêineres, o que indica que não eram simples invasores, mas sim pessoas com recursos", declarou.
Dentre os suspeitos, que incluem 3 mulheres e 9 homens, dois são policiais militares da reserva. Durante a operação, um dos policiais foi detido portando um revólver, o qual foi apreendido juntamente com as munições.
Além das prisões, os policiais também apreenderam uma carreta, um veículo e dois contêineres refrigerados, que seriam utilizados como alojamentos.
Os suspeitos, juntamente com os veículos e equipamentos apreendidos, foram encaminhados para a delegacia de Ribeirão Cascalheira.