Sefaz alerta sobre sites fraudulentos de cobrança do IPVA 2023

A Sefaz-MT alerta que não é concedido desconto específico para pagamentos via PIX

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) emitiu um alerta sobre a crescente incidência de sites falsos que simulam a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e oferecem descontos para pagamento via PIX. A prática criminosa tem se intensificado em todo o país e tem como objetivo enganar o contribuinte.

Para evitar cair no golpe, a orientação é que os contribuintes verifiquem a procedência do boleto para o pagamento do IPVA 2023, que vence no dia 31 de maio. O documento de arrecadação (DAR) deve ser emitido exclusivamente em sites e canais de atendimento oficiais da Secretaria de Fazenda e do Detran, no aplicativo MT Cidadão e no portal de serviços do Governo de Mato Grosso.

A Sefaz-MT alerta que não é concedido desconto específico para pagamentos via PIX. Atualmente, o contribuinte pode optar pelo pagamento do imposto à vista, com 15% de redução, ou parcelado em até oito vezes. Para duas parcelas, é oferecido um desconto de 10%, e de 5% em três vezes.

Os criminosos que aplicam o golpe criam um site com um layout idêntico ao verdadeiro, mas com um endereço eletrônico diferente. Outra diferença é o QR code do Pix, que no site falso é apresentado na tela do sistema e não no boleto, como é a forma correta.

A Secretaria de Fazenda recomenda que, em caso de suspeita de golpe, seja registrado um Boletim de Ocorrência (BO). Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, por meio dos canais de atendimento disponíveis.