Estudo aponta que gatos domésticos que vivem soltos geralmente não se afastam muito de casa

Os resultados mostraram que em 79% do tempo em que os gatos estavam ao ar livre, eles não se afastavam mais do que 50 metros de suas casas

Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida conduziram um estudo com 100 gatos de uma cidade no sul da Noruega que tinham acesso livre à rua. Equipados com GPS, os felinos foram monitorados durante o período de um ano.

Os resultados mostraram que em 79% do tempo em que os gatos estavam ao ar livre, eles não se afastavam mais do que 50 metros de suas casas, com uma média máxima de 352 metros. O estudo também revelou que, apesar de terem acesso ilimitado a comida em casa, muitos gatos preferiam caçar outras criaturas vivas durante seus passeios.

Os gatos pesquisados eram todos castrados, o que pode ter influenciado os resultados, já que a castração pode desestimular passeios mais longos. No entanto, o professor responsável pela pesquisa, Richard Bischof, apontou que cada gato tem hábitos diferentes e que houve exceções, com casos de felinos que andaram por quilômetros. 

pesquisa também procurou investigar se o hábito de caça dos gatos afetava a vida selvagem local. Os cientistas sugerem que novos estudos sejam realizados para investigar mais profundamente o problema do desequilíbrio ambiental e para encontrar soluções possíveis, como a castração e a limitação do acesso dos gatos à vida livre fora de casa.