IPEM realiza fiscalização em conversores de GNV e encontra 22 irregularidades

A ação resultou na identificação de 38 irregularidades, incluindo 22 em sete convertedoras de gás natural veicular (GNV), como vazamentos em válvulas de abastecimento

Nos últimos 30 dias, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizou uma operação de fiscalização em sete municípios do estado, inspecionando 132 estabelecimentos comerciais e verificando 10 mil produtos e instrumentos de medição.

A ação resultou na identificação de 38 irregularidades, incluindo 22 em sete convertedoras de gás natural veicular (GNV), como vazamentos em válvulas de abastecimento.

As convertedoras de GNV fiscalizadas estavam localizadas em Cuiabá (5) e Várzea Grande (2), onde as equipes do Ipem-MT avaliaram um total de 5.928 produtos/componentes de gás natural veicular, incluindo cilindros e válvulas de abastecimento.

A operação também inspecionou 54 postos de combustíveis e verificou 623 bombas de combustíveis em Cuiabá e Várzea Grande, identificando três irregularidades em bombas de abastecimento de etanol, gasolina, gás natural e diesel. Além disso, foram encontradas 11 irregularidades em 85 balanças em 50 estabelecimentos comerciais.

As equipes do Ipem-MT fiscalizam diversos produtos, incluindo instrumentos de medição, empresas conversoras de gás natural veicular, capacetes, brinquedos, taxímetros e outros que exigem certificação do Inmetro. Os consumidores que suspeitarem de irregularidades podem denunciar por meio do site da ouvidoria ou pelo telefone (65) 3624 8785.