O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) investiu na aquisição do Simulador de Desenvolvimento de Incêndio com Fogo Real - Fase V para aprimorar o treinamento de seus militares. Esse equipamento é encontrado em apenas três outros estados, São Paulo, Distrito Federal e Espírito Santo.
Com o simulador, os bombeiros militares podem participar de treinamentos com várias configurações, incluindo incêndios em subsolo, no nível do solo, em pavimentos superiores e até mesmo em dois pavimentos simultaneamente. Assim, eles podem passar por simulações realistas, seguras e controladas.
O comandante-geral dos Bombeiros, Alessandro Borges, afirmou que a aquisição do simulador tem como objetivo aprimorar ainda mais o treinamento do efetivo para combater incêndios em locais fechados, aumentando a eficiência dos atendimentos.
O novo simulador foi entregue na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (EsFAP) do CBMMT, em Cuiabá, durante o encerramento da capacitação de instrutores do simulador. Ele é composto por cinco contêineres marítimos, dois pavimentos e duas câmaras de combustão fechadas, revestidas com placas cerâmicas com lã vulcânica e sensores de temperatura.
O investimento no simulador foi de R$ 1,5 milhão, provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública. Com a aquisição, 18 instrutores do CBMMT foram habilitados para operarem o simulador e transmitirem o conhecimento a outros militares. A capacitação seguiu o padrão da Associação Nacional de Proteção Contra Incêndios (NFPA).
Além do Simulador de Desenvolvimento de Incêndio com Fogo Real - Fase V, o CBMMT também possui o Simulador Fase II, que consiste em um contêiner e uma câmara de combustão aberta. Esse simulador é destinado para militares em estágio inicial de treinamento.