O governador Mauro Mendes, da União, afirmou que a redução da tarifa não está em seus planos ao assumir as obras da BR-163. Embora o Estado ainda não tenha assumido completamente a rodovia, nesta quarta-feira (19), a MT Par depositou R$ 440 milhões para quitar as dívidas da Rota do Oeste com os bancos, que faz parte do processo de transferência da concessão.
O governador explicou que ainda existem etapas burocráticas para a conclusão do processo e que o governo estadual não pode gerar prejuízo financeiro na duplicação da rodovia. Ele argumentou que a tarifa atual é uma das mais baixas do país e que a prioridade é garantir a segurança dos usuários, já que a BR-163 é a principal rodovia do país.
Atualmente, a rodovia possui nove praças de pedágio, com tarifas que variam de R$ 3,7 a R$ 7. Mendes foi claro ao afirmar que não existe a possibilidade de baratear a cobrança ao usuário com a concessão estadual.
A proposta apresentada pelo Executivo estadual prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras, com um cronograma de investimentos estipulado pelo TCU em R$ 520 milhões em 2022, R$ 170 milhões em 2023 e R$ 510 milhões em 2024.
O governador explicou que ainda existem etapas burocráticas para a conclusão do processo e que o governo estadual não pode gerar prejuízo financeiro na duplicação da rodovia. Ele argumentou que a tarifa atual é uma das mais baixas do país e que a prioridade é garantir a segurança dos usuários, já que a BR-163 é a principal rodovia do país.
Atualmente, a rodovia possui nove praças de pedágio, com tarifas que variam de R$ 3,7 a R$ 7. Mendes foi claro ao afirmar que não existe a possibilidade de baratear a cobrança ao usuário com a concessão estadual.
A proposta apresentada pelo Executivo estadual prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras, com um cronograma de investimentos estipulado pelo TCU em R$ 520 milhões em 2022, R$ 170 milhões em 2023 e R$ 510 milhões em 2024.