Após perder a reeleição em 2022, Jair Bolsonaro pode lançar sua candidatura ao Senado Federal por Mato Grosso nas eleições de 2026, liderando um bloco de oposição na Casa de Leis. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o ex-presidente já expôs seu desejo a aliados, e escolheu o estado devido ao seu forte apoio político ao bolsonarismo.
Na última eleição, a maioria dos eleitores de Mato Grosso votou em Bolsonaro, que obteve 1.216.730 votos, correspondendo a 65,08% dos votos válidos, enquanto o candidato do PT, Lula, recebeu 652.786 votos, representando 34,92% dos votos válidos.
Além de Mato Grosso, Bolsonaro também considera a possibilidade de concorrer em Rondônia e Distrito Federal, onde seu apoio é forte. Se eleito, um mandato de senador seria seu último projeto no ciclo parlamentar, após ter passado pela Câmara Municipal e Câmara dos Deputados.
No entanto, seu projeto político só poderá ser executado caso Bolsonaro não perca seus direitos políticos até 2026, já que atualmente enfrenta 16 ações de investigação que podem torná-lo inelegível.