Três adolescentes foram apreendidos em diferentes regiões de Mato Grosso nesta terça-feira (11), suspeitos de fazerem ameaças a escolas. As investigações estão sendo realizadas pela Polícia Civil, com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
Em Sorriso, um jovem foi identificado após publicar uma mensagem ameaçando a escola onde estuda. A polícia foi até a escola, onde o menor foi encontrado e levado para a delegacia. Ele será autuado por ato infracional análogo ao crime previsto no Artigo 41 da Lei de Contravenções Penais.
Em General Carneiro, policiais civis investigaram um aluno do 9º ano de uma escola estadual que estaria mantendo mensagens com incitação a crimes em um perfil de WhatsApp criado pelo próprio estudante. O adolescente, de 14 anos, foi identificado e apreendido dentro da escola com uma tesoura. Ele foi autuado em flagrante por ato infracional análogo à incitação de crime e preconceito de raça e de cor, e seu celular também foi apreendido.
Em Nova Mutum, um adolescente de 12 anos foi apreendido por fazer comentários ameaçadores sobre um massacre em uma escola da cidade. Quando abordado em sua residência, o menor alegou que as ameaças eram apenas uma brincadeira. Ele foi autuado por ato infracional de provocação de tumulto ou conduta inconveniente.
As apreensões fazem parte da Operação Escola Segura, que visa ações preventivas e repressivas contra ataques a escolas em todo o país. A Polícia Civil de Mato Grosso tem atuado de imediato para reprimir as condutas criminosas e lembra que as pessoas podem ser presas ou apreendidas a qualquer momento. A população pode denunciar esse tipo de conduta por meio do número de WhatsApp (65) 99809-3333 disponibilizado pela Polícia Civil de Nova Mutum.