Operação policial cumpre mandados contra família suspeita de roubar insumos agrícolas

O roubo que motivou a operação aconteceu em fevereiro deste ano em uma fazenda em Rondonópolis, onde as vítimas sofreram prejuízo avaliado em R$ 500 mil

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Patriarca nesta sexta-feira (31), com o objetivo de cumprir nove mandados de prisão e busca e apreensão contra cinco membros da mesma família envolvida em roubo de insumos agrícolas em propriedades rurais.

O roubo que motivou a operação aconteceu em fevereiro deste ano em uma fazenda em Rondonópolis, onde as vítimas sofreram prejuízo avaliado em R$ 500 mil. O grupo de oito criminosos encapuzados e armados manteve os funcionários em cárcere privado por 12 horas enquanto executavam o roubo de aproximadamente 70 toneladas de fertilizantes, 40 toneladas de soja, uma caminhonete GM/S10, dinheiro em espécie e outros objetos pessoais das vítimas.

Durante as investigações, a Derf de Rondonópolis coletou e analisou imagens de câmeras de segurança, ouviu testemunhas e reuniu outras provas que comprovam a participação dos indiciados nos crimes.

Quatro dos cinco criminosos presos são da mesma família, incluindo pai, filhos e sobrinhos, e são conhecidos do meio policial por envolvimento em roubo, furto e receptação de cargas de adubo, soja e farelo de soja.

O nome da operação faz alusão à famosa máfia italiana Cosa Nostra, que agia nos Estados Unidos no século XX e que tinha uma das famílias mais conhecidas do crime, chamada de "Família Patriarca".