Nesta segunda-feira (27), o governador Mauro Mendes, autorizou a empresa Rumo S/A a iniciar o processo de desapropriação por utilidade pública ou instituição de "servidão" para a construção da extensão da Ferrovia de Integração Estadual Senador Vicente Vuolo. A área de desapropriação abrange o trecho entre os municípios de Juscimeira e Primavera do Leste, ambos ao sul de Cuiabá. Os locais foram identificados através de coordenadas, mas sem mostrar os proprietários que serão indenizados pela empresa.
De acordo com o decreto estadual, a empresa deverá cumprir todas as obrigações junto às entidades ambientais e demais órgãos da administração pública, mesmo com a declaração de utilidade pública. Além disso, a fiscalização da instituição de desapropriação e/ou servidão administrativa será de responsabilidade da Rumo S/A, com a supervisão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística - SINFRA.
A implantação de 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso, interligando diversos municípios, está prevista pela empresa. Com investimentos entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões, as obras têm previsão de início em 2022. A operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá deverá começar em 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá iniciar em 2028. A construção da ferrovia deverá gerar mais de 230 mil empregos.