Empresa recebe autorização do governo para iniciar desapropriações visando construção de ferrovia

Os locais foram identificados através de coordenadas, mas sem mostrar os proprietários que serão indenizados pela empresa

Nesta segunda-feira (27), o governador Mauro Mendes, autorizou a empresa Rumo S/A a iniciar o processo de desapropriação por utilidade pública ou instituição de "servidão" para a construção da extensão da Ferrovia de Integração Estadual Senador Vicente Vuolo. A área de desapropriação abrange o trecho entre os municípios de Juscimeira e Primavera do Leste, ambos ao sul de Cuiabá. Os locais foram identificados através de coordenadas, mas sem mostrar os proprietários que serão indenizados pela empresa.

De acordo com o decreto estadual, a empresa deverá cumprir todas as obrigações junto às entidades ambientais e demais órgãos da administração pública, mesmo com a declaração de utilidade pública. Além disso, a fiscalização da instituição de desapropriação e/ou servidão administrativa será de responsabilidade da Rumo S/A, com a supervisão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística - SINFRA.

A implantação de 730 quilômetros de linha férrea em Mato Grosso, interligando diversos municípios, está prevista pela empresa. Com investimentos entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões, as obras têm previsão de início em 2022. A operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá deverá começar em 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá iniciar em 2028. A construção da ferrovia deverá gerar mais de 230 mil empregos.