Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos e apresentar seus projetos de pesquisa na 27ª Conferência Europeia de Pesquisa em Drosophila, que será realizada em Lyon, França. O evento ocorrerá no final de outubro e o objetivo do grupo é apresentar quatro trabalhos relacionados ao desenvolvimento de pesquisas sobre a flora amazônica em mecanismos protetores e o efeito dos agrotóxicos em processos neurodegenerativos.
O grupo é composto por oito alunos, sendo quatro deles selecionados para participar do evento devido à falta de recursos. Eles estão entusiasmados com a oportunidade de apresentar seus projetos em um evento internacional e divulgar o trabalho do Laboratório de Metabolismo Mitocondrial e Neurotoxicologia da UFMT.
A iniciativa da vakinha online surgiu como uma alternativa à falta de financiamento da faculdade. A meta é arrecadar R$ 60 mil para cobrir os custos de viagem e hospedagem durante os três dias de evento em solo francês, onde mais de 800 participantes do mundo todo estarão presentes.
Para aqueles interessados em conhecer mais sobre os projetos do grupo, eles atuam no Departamento de Química (Laboratório de Bioquímica, sala n. 228) da UFMT e se colocam à disposição para compartilhar mais informações.
A 27ª Conferência Europeia de Pesquisa em Drosophila abrange uma ampla gama de pesquisas, desde evolução e desenvolvimento até neurobiologia, imunologia, metabolismo e pesquisas sobre câncer. O evento é um importante canal de comunicação científica na Europa e tem como missão treinar jovens pesquisadores. A maioria dos palestrantes da plataforma é escolhida a partir de resumos enviados por pesquisadores em início de carreira.
Para doar basta acessar o link da Vakinha ou pelo Instagram.