A Secretraria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Mato Grosso inaugurou, nesta semana, um curso profissionalizante gratuito de programador de sistemas. O evento aconteceu na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contou com a presença do chefe da Seciteci, Allan Kardec.
Durante entrevista à imprensa, Kardec afirmou que essa iniciativa é uma "virada de chave" na área de tecnologia para o estado e ressaltou que "mão de obra qualificada, seja ela na programação ou na operação, precisa acontecer".
O curso tem carga horária de 360 horas e duração de seis meses, com 270 alunos matriculados. Os 50 melhores terão bolsa remunerada no valor de R$ 6 mil por um período de 12 meses.
Segundo o secretário, a intenção é ofertar o curso de programação para as 12 unidades próprias da Seciteci no estado, com expectativa de abrir mais quatro unidades ainda este ano, totalizando 16 até o final de 2023.
Allan Kardec também falou sobre a importância de parcerias entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia para oferecer cursos técnicos profissionalizantes e patentes de produtos. Ele destacou a necessidade de verticalizar o ensino, com foco em graduação, mestrado e doutorado, para evitar a fuga de inteligência e registros de patentes do estado.
"Definitivamente, damos o pontapé inicial para essa virada de chave na qualificação profissional do estado de Mato Grosso", afirmou o secretário.